sexta-feira, 1 de julho de 2011

"Presente de Grego".

Estou cada vez mais preocupada com o rumo dado a Educação no Rio de Janeiro.
Há mais de quinze dias, professores da rede estadual de educação estão em greve por melhores salários e condições de trabalho.
Não tarda a acontecer o mesmo na rede municipal. E aí sim, teremos a bomba relógio prestes a detonar.
Nos discursos, políticos de todas as esferas dizem que se eleitos irão dar prioridade à educação.
Isso é dito em todos os palanques do Brasil, foi dito por Lula, Dilma, por Sérgio Cabral Filho e seguido a risca por seu parceiro, Eduardo Paes.

O que vemos hoje é a educação pública se tornar moeda de troca, e favorecimento 'de amigos', os representantes de duas redes públicas no Rio de Janeiro, estado e capital, estão sendo conduzidas por pessoas que nunca entraram em uma sala de aula no Rio de Janeiro para lecionar.
Como entender as especificidades de uma sala de aula, suas rotinas e seus encantos, seus prazeres e suas dificuldades, se essa dinâmica nunca fez parte da sua vivência?

Logo após sua posse o prefeito da cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes, apresentou a Senhora Claudia Costin, a economista, vice-presidente da fundação Victor Civita, ex-ministra da Administração de FHC, ex-secretária estadual de Cultura no governo Alckmin (SP). Que declarou largamente, sua intenção em aconselhar empresas e governos para estruturar projetos de PPPs (Parcerias Público-Privadas).
_“Vejo um grande potencial entre as prefeituras para desenvolverem parcerias. Acho que futuramente a legislação deve incluir também projetos de cunho social e cultural, o que seria muito útil às prefeituras”, diz Costin.

Dando ênfase para seus projetos de mudança na maior rede pública da América Latina, logo nas primeiras entrevistas atacou os professores da rede municipal, valorizando as PPPs.
_“O currículo estruturado ajuda a aumentar o aproveitamento da aula – o aluno perde menos tempo copiando da lousa – e a corrigir falhas na formação dos professores, a maior parte deles egressa do grupo dos 30% com pior desempenho no ensino médio”.
_“A formação dos educadores precisa ser melhorada, mas esse é um problema que não tem remédio imediato e precisa ser contornado”.

Os projetos implementados, retira a autonomia pedagogica das escolas com a tentativa frustrada de centralizar poder. O professor perde sua autonomia, trabalha em cima de vídeos e apostilas mau elaboradas sem o interesse de explorar todo o potencial do aluno.
Em um universo de mais de 1.000 escolas, a economista Costin criou escolas modelo de onde saem seus números milagrosos!
Ela criou um Índice de Desenvolvimento Educacional municipal onde só alunos de escolas modelos participam, assim fica fácil manipular números. O que é um dom para quem cursou economia!

A rede municipal de ensino tem feito contratos milionários com algumas instituições, são as chamadas de parceiras da educação como ORGANIZAÇÕES GLOBO & EDITORA ABRIL ( Eu não confio nelas, cresceram com a manipulação das informações).

Qual o interesse de se contratar uma economista para assumir a pasta da educação? Manipular números!
Devido a Copa e Olimpíadas, a cidade do Rio de Janeiro virou o centro financeiro do país. A cidade está recebendo bilhões para serem destinados a infra-estrutura e qualificação de mão de obra.
Bilhões de reais que estão sendo jogados pelo ralo, dinheiro que deveria ser destinado a qualificação e preparação de professores, reforma e melhoria das escolas, implantação de centros de estudos e salas de informática (funcionando) , aulas de línguas estrangeiras, elaboração de cursos ligados a hotelaria, atendimento e todos os demais serviços...estão sendo repassados como a solução para o baixo índice obtido por alunos da maior rede publica da America latina.
Quando assumiu, Claudia Costin apresentou suas armas logo nas primeiras semanas, apresentou vários projetos como se fossem um marco na modernização educacional de nossa cidade!

O projeto principal, importado dos EUA, é o de Metas, no qual as provas feitas em nível centralizado, são aplicadas aos alunos, sem nenhum respeito às diferenças locais, ou a autonomia do professor. Estas provas são utilizadas como parâmetros para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Veja o que diz, Diane Ravitch, uma das principais defensoras da reforma educacional americana, a ex-secretária-adjunta, de Educação dos EUA em entrevista ao Jornal Estado de São Paulo (2/8/2010)
A reforma educacional americana é baseada em metas, testes padronizados, responsabilização do professor pelo desempenho do aluno e fechamento de escolas mal avaliadas.
Após 20 anos defendendo um modelo que serviu de inspiração para outros países, entre eles o Brasil, ela diz que, "em vez de melhorar a educação, o sistema em vigor nos Estados Unidos está formando apenas alunos treinados para fazer uma avaliação".
esta é ou não uma forma de desvalorizar o professor? Mas não todos...claro que ela também se empenha em valorizar aos professores...só aqueles amigos e apoiadores da SME, a quem transforma em consultores dando-lhes polpudas quantias do orçamento da educação. Veja como Costin agracia seus amigos professores com "trabalhos" de consultoria:

Iza Locatelli- 180 mil reais

Bertha de Borja Reis do Valle- 90 mil reais

Eliana Maria Bahia Bhering- 45 mil reais

DIÁRIO OFICIAL de 30 de agosto de 2010

DESPACHOS DA SECRETÁRIA E DO SUBSECRETÁRIO DE GESTÃO

EXPEDIENTE DE 27/08/2010

Processo nº 07/002727/2010
1-Objeto: Consultoria Técnica
2-Partes: PCRJ/SME e Eliana Maria Bahia Bhering
3-Fundamentação: Inexigibilidade de Licitação: Artigo 25 Inciso II da Lei n° 8.666 de 21/06/1993 e suas alterações.
4-Razão: Realizar a consultoria para equipe da Gerência de Educação Infantil
5-Valor: R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais)
6-Autorização:Paulo Roberto Santos Figueiredo
7-Ratificação: Claudia Costin

Processo nº 07/003186/2010
1-Objeto: Consultoria Técnica
2-Partes: PCRJ/SME e Bertha de Borja Reis do Valle
3-Fundamentação: Inexigibilidade de Licitação: Artigo 25 Inciso II da Lei n° 8.666 de 21/06/1993 e suas alterações.
4-Razão: Realizar serviços de consultoria na formulação do novo modelo conceitual para o 6° ano.
5-Valor: R$ 90.000,00 (noventa mil reais)
6-Autorização:Paulo Roberto Santos Figueiredo
7-Ratificação: Claudia Costin

Processo nº 07/002546/2010
1-Objeto: Consultoria Técnica
2-Partes: PCRJ/SME e Iza Locatelli
3-Fundamentação: Inexigibilidade de Licitação: Artigo 25 Inciso II da Lei n° 8.666 de 21/06/1993 e suas alterações.
4-Razão: Promover atividade de consultoria na elaboração de itens de provas de alfabetização.
5-Valor: R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais)
6-Autorização:Paulo Roberto Santos Figueiredo
7-Ratificação: Claudia Costin

Em único dia, 30/08/2010, saiu dos cofres públicos o valor total de R$ 315.000,00 por trabalhos de consultoria.
Quem acompanha o Diário Oficial diariamente? Quantos "paloccis" temos na SME?


O que eu entendo e aprendi é que temos vários projetos que deveriam servir como modelo.
Projetos elaborados, custeados e tocados por pessoas comuns que entram em favelas dominadas pelo tráfico para tentar fechar essa lacuna esquecida pelo poder público.
Essas pessoas usam de recursos próprios e contam com apoio de amigos sem nenhum benefício do poder público!
Esses projetos sim devem ser incorporados pela secretaria municipal de educação!
São projetos brasileiros, criados por brasileiros e têm sua eficácia reconhecida no mundo inteiro.
Essas pessoas sim, devem ser consideradas baluartes da educação.

Não estou defendendo nenhuma tese, nem apoiada em uma teoria, relato meu conhecimento e minhas pesquisas.
Todos os fatos apontam para o que se dizia a respeito da terceirização da Educação. Quem nunca ouviu falar dessa lenda urbana? O nome dela?: Claudia Costin.

Fontes: publicações do DO, revistas Veja, Época, Exame, Jornal Folha Dirigida... e minha opinião.

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