segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"Tragédia Anunciada"

Quando ocorreu a tragédia no Morro do Bumba em Niterói, as autoridades afirmaram que não tinham idéia do perigo que a população daquela área corria. Foi provado que vários órgãos já haviam detectado e alertado sobre o problema e que nenhuma providência foi tomada. No auge do caos, especialistas apresentaram os motivos, engenheiros, urbanistas e políticos vieram a público revelar informações que a estrutura do terreno era frágil, que obras foram mal planejadas e mal estruturadas.
Estou mencionando esse fato porque algo parecido pode estar acontecendo. Estive no município de Belford Roxo, num bairro chamado Lote XV. O bairro é um dos principais ou o maior centro comercial de Belford Roxo com bancos, hipermercados e grande variedade de lojas. Todos lembramos que no final do ano passado as chuvas, alagaram e isolaram a baixada fluminense como sempre acontece. Lula e Cabral prometeram na época que obras de saneamento básico e dragagem dos rios Botas e Iguaçú seriam feitas.
Ontem constatei que de fato a dragagem dos rios foi executada mas o saneamento das ruas não. Estão sim, fazendo uma obra que provavelmente vai ilhar ainda mais os moradores daquele bairro. A Avenida Manoel de Sá, que corta o centro comercial irá se transformar em calçadão e outra rua do bairro conhecida como "Beira linha" está sendo transformada em avenida. O que me espantou foi essa obra. Parece que não houve estudo prévio ou fiscalização dos órgãos responsáveis. Em alguns pontos, estão elevando o nível da pavimentação em quase 1 metro e nenhum sistema de escoamento sendo preparado. Com isso, as casas estão ficando abaixo do nivel da futura avenida. Essa avenida que possivelmente irá ligar-se à Presidente Kennedy, principal via de Duque de Caxias e ao falado Arco Viário.
Alerto e peço as autoridades municipal, estadual e federal, ao CREA e a todos os órgãos fiscalizadores que analizem esta obra de forma responsável para que esses moradores, já tão sofridos,não sejam obrigados a passar outros finais de ano debaixo d'agua.
Estou postando essa carta em meu blog e enviando-a, as autoridades buscando competência.
Espero respostas agora e que depois não digam que não sabiam, foi uma fatalidade ou culpem o clima.