quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"A luta pela qualidade da educação."

"Queridas brasileiras e queridos brasileiros, junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança.

Nas últimas duas décadas, o Brasil universalizou o ensino fundamental. Porém é preciso melhorar sua qualidade e aumentar as vagas no ensino infantil e no ensino médio.

Para isso, vamos ajudar decididamente os municípios a ampliar a oferta de creches e de pré escolas.

No ensino médio, além do aumento do investimento publico vamos estender a vitoriosa experiência do PROUNI para o ensino médio profissionalizante, acelerando a oferta de milhares de vagas para que nossos jovens recebam uma formação educacional e profissional de qualidade.

Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens.

Somente com avanço na qualidade de ensino poderemos formar jovens preparados, de fato, para nos conduzir à sociedade da tecnologia e do conhecimento."
Dilma Rousseff

Os ambientalistas do Pantanal, dizem que a onça pintada, topo da cadeia é o guarda-chuvas do ecossistema local. Protegendo a onça, todo o meio ambiente lucra.

Professor precisa ser protegido, valorizado, respeitado.
De nada adiantarão investimentos oriundos do Governo se eles não forem pensados, estruturados e elaborados pelos profissionais competentes em sua área de atuação.
Técnicos e especialistas que nunca entraram em sala de aula para vivênciar o dia-a-dia das escolas da periferia das capitais ou as escolas rurais não podem dizer do alto de sua cátedra o que funciona ou não. Importar modelos do exterior com seus cronômetros inadequados ou implantar projetos que deram certo em outras esferas não é garantia de sucesso.

Aqui na cidade do Rio de Janeiro estão sendo feitas experiências frustradas a décadas. A mais recente é a transformação das Escolas públicas, baseada em metas, testes padronizados e responsabilização do professor pelo desempenho do aluno.
Em vez de melhorar a educação, o sistema em vigor está formando apenas alunos treinados para fazer uma avaliação.
O projeto principal é importado, no qual as provas feitas em nível centralizado, são aplicadas aos alunos, sem nenhum respeito às diferenças locais, ou a autonomia do professor.
Ao longo dos anos, perdemos 86% das funções e cargos que havia na escola. Para sanar esse problema, existe outro projeto _ é o do voluntariado, que trás para dentro das escolas pessoas da própria comunidade ou estagiários, sem formação específicas ou vínculo empregatício que garanta algum compromisso dessas pessoas. Essas pessoas substituem profissionais concursados e com isso o governo reduz suas contratações e concursos
públicos, mas não reduz os gastos da Secretaria. Os contratos são feitos principalmente através de Organizações Sociais, ditas sem fins lucrativos. Essas Organizações têm por trás delas, empresas, que obviamente trabalham em função do lucro. Contratações e favorecimentos que estão sendo questionados pela Câmara de Vereadores.
Ao mesmo tempo os investimentos diretos nas escolas e nos profissionais vem reduzindo drásticamente ano a ano. Para mim esta é uma forma de privatizar a educação pública.

O que vem sendo feito aqui no Rio, é de fazer remexer no túmulo os grandes educadores e teóricos do ensino.
Sem o mínimo de resgate de condições de trabalho e investimentos não há qualidade na educação!
Educação não funciona sem autonomia e planejamento de aulas pelos próprios professores!

Professoras e professores! Essa é a hora de buscar respeito!

Impossível ser boa a Educação de 40 alunos em sala, sem nenhum tempo para planejar ou tendo que preencher pilhas de papéis e cumprir dezenas de projetos inúteis!