sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"PALAVRAS E AÇÕES! 32 ANOS DE PT." Texto de Luciano Oliveira de Almeida

O MITO
Nove anos atrás, o povo brasileiro deu início a uma verdadeira revolução.
Colocamos como condutor do nosso país um homem de origem pobre que através de sua luta sindical se tornou um verdadeiro líder para a classe trabalhadora.
Luiz Inácio LULA da Silva, em seus tempos de militância sindical, era considerado o terror dos 'patrões'. Lula passou grande parte de sua vida lutando em prol dos direitos trabalhistas.
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, LULA disse: "A esperança venceu o medo"
Esse fato histórico ocorreu no dia 27/10/2002, no mesmo dia eu estava completando 23 anos de vida. Meu presente de aniversário foi ver um "igual" conquistar o posto hierárquico mais alto do meu país!
Lula deu início a um governo populista que tinha como meta retirar milhões de brasileiros da miséria que durante décadas, foi fonte de riquezas para um pequeno grupo da nossa elite burguesa. A FOME S/A, além de privar direitos básicos, garantidos pela constituição também emperrou o crescimento do nosso país. Lula conseguiu iniciar a maior revolução em prol do povo.

O CUSTO
Para dar início a essa revolução foi adotada uma forma de governar.
Para conseguir apoio total, nosso "mito" teria que criar um governo de 'coalizão'. Partidos que antes eram inimigos, da noite para o dia se tornaram aliados.
Ministérios e empresas públicas foram loteados (cada partido queria um pedacinho do Brasil).
Para obter apoio era necessário mais. Eis que surge a compra de parlamentares de partidos sem ministérios ou que não faziam parte da base aliada. E em 2005 o Brasil conhece o mensalão.
O Brasil começa a saber parte das mazelas que sustentam nosso sistema político. Escândalos de corrupção passam a ser rotina.
Após oito anos de feitos e mau feitos, onde os fins justificam os meios, Lula sai de cena deixando o comando do país para aquela que durante seu segundo mandato foi seu braço direito.

DILMA ENTRA EM CENA.
Com a entrada de Dilma, a esperança do fim dos "vícios" do nosso sistema político se inicia. Doce ilusão.
Lula se foi, mas seu modo de governar fica junto a sua sucessora.
Novos escândalos brotam como nunca antes no Brasil. Vários ministros vêem suas falcatruas efetuadas através de ONG's reveladas aos brasileiros.
Bilhões de reais desviados por entidades que deveriam promover o social.

O FIM DO MITO PT.
Como todo trabalhador, me sentia representado no meio político por haver no governo do país um partido iniciado no meio sindical.
Um partido de homens de bem, que durante anos lutaram contra os patrões em defesa do trabalhador.
Um partido que valorizava a força de trabalho.
Um partido conduzido por um operário. Eu me identificava com ele e com suas palavras.
O partido que antes eu me sentia parte, por além de me identificar , vi durante anos lutar por mim, se tornou o partido dos ricos.
Quem antes tinha pés descalços como eu, hoje vive em apartamentos de luxo. Quem antes militava em greves hoje faz 'consultorias' milionárias.
Quem antes exigia ética, hoje é investigado por ter aumentado em poucos anos seu patrimonio em 20, 30, 100 vezes.
O que antes era o PARTIDO DOS TRABALHADORES hoje é chamado de PARTIDO DOS MILIONÁRIOS.
Aqueles que durante anos inflamavam as greves hoje fazem de tudo para abafá-las.
O partido que durante 3 décadas militou e lutou em favor dos aposentados. Homens e mulheres que trabalharam 30, 35 anos para o crescimento da nação, hoje passam extrema necessidade e vêem o partido ao qual depositaram sua confiança, parar todo é qualquer projeto que venha de alguma forma melhorar suas vidas.
O partido dos trabalhadores completa 32 anos desmistificando sua própria utopia.

A VERDADE.
Banqueiros ganhando bilhões com a especulação financeira e altas taxas de juros cobradas em cima do crédito farto difundido pelo governo.
Governo cortando recursos e investimentos para aumentar os lucros dos especuladores financeiros.
O crescimento da especulação imobiliária e com ela famílias expulsas de suas casas em todo o país, como o despejo forçado de pescadores no Rio de Janeiro que viram suas casas derrubadas por tratores como forma de pagamento de dívidas de campanha e em Pinheirinho no interior de São Paulo.
Descaso na saúde com desvios de verbas provenientes do SUS.
Sindicatos trabalhistas sem autonomia e com isso arroxo do aumento real de salários.
Alto custo de alimentos.
Juízes com salários que ultrapassam 140 mil reais mensais. Políticos enriquecendo com os desvios e favorecimentos.
Os que antes se diziam trabalhistas, hoje dividem a mesa com aqueles que no passado eram tidos como inimigos.

ECONOMIA
Banqueiros, empresários... nunca na história desse país lucraram tanto. O país cresce em velocidade assustadora. Temos um PIB gigantesco concentrado nas mãos de poucos.
Somos a 6ª economia do planeta, mesmo com os últimos lugares em habitação, saneamento básico, educação e com os maiores juros reais do mundo.

BOLSA-FAMÍLIA
Um projeto que deveria trazer cidadania as famílias de baixa-renda se tornou garantia de votos.
Antes, havia uma idéia por traz do programa, as famílias teriam um acompanhamento, cursos e oportunidades de sustento.
Os pais sabiam que se não cumprissem as metas deixariam de receber o benefício.
O que vem sendo feito? Nada, o bolsa-família foi transformado no novo meio de compra de votos, e o discurso do PT é, se o partido opositor vencer vai acabar com a bolsa.

EIS QUE NASCE UM PROFETA E COM ELE SURGE A MECA TUPINIQUIM
Em outubro de 2011, mês em que o ex presidente Lula comemorava seus 66 anos, de duras e longas batalhas, em que se manteve de pé, recebe do 'general vida', mais uma missão de guerra: "O câncer ".
Enquanto o povo rezava pela saúde daquele que retirou o "povo" da miséria (?), militantes partidários preparavam uma gigantesca ofensiva política contra qualquer um. Quem ousasse lembrar, por exemplo, daquela entrega de UPA (unidade de pronto atendimento), onde nosso mito em discurso de inauguração disse a autoridades locais, partidários, imprensa e povo: …"Esta UPA ficou tão boa, que dá vontade na gente de ficar doente prá se tratar aqui”... quem tocar no assunto rapidamente é classificado como inimigo.
Não importa quais os motivos te levem a fazer criticas aos privilégios que ele hoje usufrui, se você perdeu ou está perdendo um ente querido por culpa de um diagnóstico tardio do SUS, ou pela falta de atendimento ou remédios.
NÃO IMPORTA O TAMANHO DA SUA DOR... RESPEITE O MAIOR ESTADISTA QUE O PAÍS JÁ TEVE.

DESILUSÃO
Aquele homem que falava comigo com seu olhar fixo no meu, mesmo estando distante muitos quilômetros, mas que eram encurtados em metros pela tv. Aquele que me enchia de esperança de igualdade para todos, hoje se trata no Hospital Sirio, bem distante da realidade de pessoas como eu.
O Lula de hoje não fala mais com o povo, recebe presentes e mimos de autoridades, terrenos valiosos para construção de 'templos' para serem conduzidos em seu nome através de um Instituto, e assim perpetuár-se.
Aquele que antes tocava as mãos do povo, hoje pertence a uma outra classe.
Como disse uma jornalista gaúcha: "Qualquer dia, vamos todos, três vezes ao dia, ajoelhar e orar em direção a São Bernardo do Campo".