terça-feira, 21 de setembro de 2010

"Exclusão Digital".

O projeto Rio Digital teve início em 2008 com a ativação do Rio Orla Digital.
O projeto se estendeu para a Baixada Fluminense, Avenida Brasil e Avenida Presidente Vargas.
Foram gastos milhões de reais com a promessa de uma internet gratuita e de bom desempenho para todos.
A população motivada pela propaganda que dizia "Inclusão digital para todos" comprou equipamentos, computadores, placas e antenas ou celulares com acesso hi-fi.
Hoje o que resta a maioria destas pessoas é o arrependimento e as dívidas. O projeto Avenida Brasil digital não funciona, os responsáveis do projeto informam em seus sites que os cabos foram roubados por milicianos (mesmo que tenha acontecido a mais de 5 meses), ainda não houve reposição total do equipamento. Nos fóruns de discussão, os relatos são que o material estava mal colocado e era de péssima qualidade.
O Projeto Baixada Digital também é um desastre. Entre tantos municípios, poucos bairros tem acesso.
O único município da baixada que tem quase 100% de cobertura é Duque de Caxias, isso só foi possível porque o ex-secretário de Ciência e Tecnologia, Sr. Alexandre Cardoso, tem naquele município seu sítio eleitoral.
Na Orla Digital não encontrei nunhuma queixa, nem dos turistas que visitam nossa cidade. Um casal de portugueses afirmou que estavam encantados e que nossa internet grátis é um projeto de primeiro mundo.
Na Presidente Vargas como não poderia deixar de ser o sinal também é ótimo. Empresários e outras pessoas, que mesmo podendo pagar por uma internet móvel, não tem do que reclamar da internet gratuita.
O projeto é importante. Gostaria somente que fosse de fato a inclusão verdadeira. Que comunidades afastadas da orla, de centros financeiros, comerciais ou eleitorais também recebessem atenção. Um projeto que poderia beneficiar milhares de pessoas, oportunizar pesquisas, e que traria conhecimento. Pessoas que através dessa grande ferramenta, estariam divulgando experiências e debatendo opiniões. Colocaria lado a lado todas as esferas da sociedade. Com certeza hoje o assunto na rede seria sobre as próximas eleições.
É um bom projeto mas que não atende aqueles que estão tentando deixar de ser analfabetos digital.