sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"Eduardo Paes faz o que quer e ninguém diz nada".

Sou uma carioca indignada com os abusos da atual administração da minha Cidade, tão Maravilhosa, sendo destruida por melhorias turísticas e eventuais. Fico indignada com o descaso e o abuso com a população. São tantos os episódios, mas vou reter-me a um único ponto.
Venho denunciando sobre algumas passarelas da Avenida Brasil, fiz uma nota sobre a passarela 7 no dia 09/02/2011 e reproduzo um trecho.
"No início de 2010, o CREA vistoriou as 47 passarelas de pedestres que expalham-se por toda a extensão da gradiosa via. Como a responsabilidade pela manutenção e conservação pertence a prefeitura, o relatório final da vistoria foi enviado para os órgãos competentes(?) da atual administração.
A mídia, deu ampla cobertura as falhas apontadas e podemos comprovar o que diziam, é fácil VER, o que o relatório técnico apontava. Desplacamento, desnível, desgaste, corrozão das ferragens, buracos, falta de corrimão, etc. Infelizmente nada foi feito.
A população que utiliza as passarelas e os veículos que passam sob elas, contavam com a sorte.
No dia 07/02, um bloco de concreto, parte da estrutura da passarela 7 caiu sobre um carro. Durante o dia os farelhos que voavam pareciam confetes. Ninguém assumiu a responsabilidade e o prejuízo parece que ficará com o dono do veículo que precisou ser rebocado em vista do estrago que o carro sofreu.
Hoje o que me surpreendeu foi a notícia da providência que a Prefeitura irá tomar... Vão retirar a passarela 7.
Eu pergunto aos órgãos competentes... O que os pedestres farão para atravessar a Avenida Brasil? Beber Red Bull e criar asas? Andar alguns quilometros para acessar outra passarela? Correndo o risco de assalto? E as demais passarelas? A 3 também está caindo.
Fico abismada com o descaso e a incompetência. Ou será esperteza? Deixar destruir e construir uma nova sai mais barato ou é mais conveniente? Tragédias anunciadas com meses de antecipação, dão o direito a gastos sem licitações?"

Estamos no mês de setembro e o que aconteceu?
Uma empresa de engenharia foi contratada e os pedestres estão utilizando desde fevereiro, uma passarela tubular que oferece alguns problemas. Muito alta, estreita, com tábuas que apresentam desgaste e balançam com o peso das pessoas. O mais impressionante é que a passarela 7 é o único acesso que as pessoas têm para chegar ao Hospital Federal de Bonsucesso. Quem mais necessita de facilidades para locomoção do que pacientes que procuram o hospital? Pessoas com crianças de colo, mulheres grávidas e idosos são os que mais sofrem.

Esta semana, o trânsito da Avenida foi interrompido para que uma nova passarela seja instalada. Ela está sendo erguida com placas pré-fabricadas e ao custo de R$ 3 milhões, logo teremos uma festa de inauguração.

Meu objetivo é divulgar, mas gostaria de ter informações. Será que alguém sabe qual o preço do aluguel da tubular? Porque a demora de 6 meses para iniciar as obras da nova, já que ela é pré-fabricada? Porque o CREA não se manifesta? E o Ministério Público, porque permite que a população seja diariamente usurpada do seu direito de ir e vir com segurança? Porque o Prefeito Eduardo Paes faz o que quer e ninguém diz nada?




Sou apenas uma Carioca Indignada, e sei que não sou a única.